TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Projeto ANIMAIS - Educação Infantil



PROJETO PRÉ - GRUPO BORBOLETA

Projeto ANIMAIS

PROFESSORA: TAISY

Tema: Os animais e a Educação Infantil




APRESENTAÇÃO DO PROJETO: Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, primeiramente a BORBOLETA, que foi o nome escolhido para a turma.




JUSTIFICATIVA: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. OBJETIVO GERAL:
Proporcionar às crianças momentos de interação, de ludicidade, fortalecendo vínculos com os amigos e com as professoras novas neste final de ano.

OBJETIVOS:


- Estimular solidariedade, amizade, respeito e interação entre as crianças durante o dia, e as atividades propostas;
- Definir as principais características de alguns animais;
- Desenvolver a criatividade;J Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem - habitat, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades);


- Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.


- Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
- Trabalhar regras de convivência, mostrar atitudes e bons hábitos dos animais, amizade, limites, companheirismo, obediência etc.
- Usar recicláveis (falar da natureza e importância de preservar o meio ambiente).




CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

- Família
- Amizade, interação, socialização.
- Tamanhos, semelhanças e diferenças.
- Moradia-habitat, identificação.
- Pesquisa, órgãos dos sentidos.
- Idade (tempo de vida, fases da vida)

PROCEDIMENTOS:


- Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo; envolver as famílias na pesquisa;


- Coletar dados por meio de pesquisas e observações (se possível);


- Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;


- Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;


- Classificar animais;


- Desenvolver atividades lúdicas;


- Elaborar cartazes, álbuns, painéis;


- Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais.


- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;


- Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);


- Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;


- Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;


- Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;


- Identificar como vivem os animais.
- Fazer um animal como mascote (ter um bicho de pelúcia, dar nome, deixar a criança levar pra casa, contar o que passou com o animal e montar livro de história do grupo).


- Álbum dos animais.


- Fantoches, nome da turma, regras da sala.


- Histórias, adivinhas, dominó.


- Músicas, bingo, quebra-cabeças; poesias.


- Fotos, modelagem, recorte e colagem.
- Brincadeiras, texto coletivo.
-Pintura, desenhos dirigidos e livres, conversas.


- Dobraduras, expressão corporal.
- Caixa surpresa
- Ajudante do dia
- Cantos (maquiagem, fantoches, brinquedos, fantasias, etc.).

RECURSOS:


Lápis, giz de cera, lápis de cor, tesoura, cola, revistas, imagens, fotos, pesquisas, material reciclável, dvd, tinta, etc.

CRONOLOGIA:
2 meses e meio – de outubro à meados de dezembro.




AVALIAÇÃO:A avaliação será feita através de registro e observações cotidianas frente ao desenvolvimento da aprendizagem das atividades propostas durante a execução do projeto.

REFERÊNCIA

http://cantodosprofessores.blogspot.com/2008/05/projeto-didtico-os-animais-na-educao.html

Nenhum comentário: