TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

domingo, 25 de janeiro de 2009

O QUE FAZER COM AS MANCHAS?

DICAS PARA TIRAR MANCHAS

- Alho e/ou cebola: esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente; esfregar com um pouco de leite, café moído ou vinagre; esfregar com salsa cortada ou com açúcar e lavar com água.


- Pastilha-elástica: pôr um papel branco e passar com o ferro bem quente.

- Manchas de pó fácil: saem com água oxigenada de 20 volumes.

- Gordura: colocar farinha de trigo ou talco sem perfume sobre a mesma, colocar um papel absorvente e passar o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.

- Gordura nos tapetes: colocar óxido de magnésio em pó. Deixar por algum tempo e depois escovar ou passar o aspirador.

- Café ou chá: lavar imediatamente com água fervente ou esfregar com um cubo de gelo; ou então lavar com água morna e glicerina ou passar uma pedra de gelo sobre a mancha. Também se pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água.

- Manchas de café antigas: esfregar um pano humedecido com vinagre branco ou álcool.

- Manchas de café em roupas de algodão branco: humedecer com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra.

- Vinho tinto: colocar sobre a peça farinha de mandioca ou polvilho até que embeba a farinha. Depois, lavar com água e sabão.

- Suor: mergulhar em água com sal antes da lavagem.

- Ferrugem: usar sumo de limão e água morna.

- Pó facial e base: usar vinagre branco.

- Batom: lavar com benzina.

- Blush: passar álcool puro. Se estiver muito forte, deixar um algodão embebido em éter actuar uns minutos e passar com um pano húmido. Numa mancha resistente usar vaselina líquida e lavar em seguida.

- Manchas de punho e golas: humedecer a gola e os punhos e esfregue sabão de pedra. Deixar uns minutos e passar sobre o local muito ao de leve uma lixa de unhas. Enxaguar e a seguir lavar todo o tecido. Outra sugestão: lavar com sabão de coco.



- Para alguns tipos de manchas nas roupas: utilizar sabonete branco sobre a mancha para suavizar e ser mais fácil desaparecer com a lavagem geral.

- Manchas em estofados: usar creme de barbear.

- Manchas em sapato claros ou em camurças: esfregar uma batata crua.

- Nicotina nos dedos: esfregar uma mistura de sumo de limão com água oxigenada.

- Sangue: usar água oxigenada (10 volumes).

- Nódoas de frutas: fazer mistura com perborato de sódio (utilizar como desinfectante e branqueador) e água; aplicar directamente na zona suja, passar por água e estender á sombra.

- Banana: quando recente, esfregar um pouco de querosene no local da mancha

- Tinta esferográfica em tecido: usar spray de cabelo ou deixar durante várias horas dentro de leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão, mas com muito cuidado para não descolorir ou mesmo manchar o tecido

- Tinta esferográfica em couro: colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco. Depois esfregar com um pano macio e seco. Se for um couro mais resistente utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.

- Tinta: deixar uma bacia de água com algumas rodelas de cebola na divisão da casa com o cheiro.

- Manchas de álcool: lavar rapidamente com água fria.

- Iodo: ferver o tecido em leite de vaca, deixar esfriar e lave com sabão.

- Anilina: preparar solução com 50 gramas de hidrosulfito de sódio para 1/2 litro de água quente. Esticar a parte manchada sobre um recipiente e lentamente derramar a solução que deve ir atravessando o tecido. Após esta operação lavar imediatamente com água e sabão. Caso contrário, o tecido estragará! Lavar com água fria ou deixar de molho durante uma noite. Se mesmo assim não sair, molhar com água quente misturada com detergente e esfregar vigorosamente, ou então passar com uma mistura feita com 2 g de água oxigenada e 40 g de álcool.

fonte: http://www.truquesdemulher.com/2007/09/tirar-manchas-difceis-em-tecido.html

2 comentários:

Greice K Scrapbook disse...

Oi Amada, não sabia que tnha um blog, são dicas? muito legal... beijão Greice

Cybele disse...

Ah, eu sei alguns também! Para limpar manchas de sangue, deixar de molho em água com sal por algum tempo. Essa aprendi com esposa de médico. Batom sai esfregando com uma escovinha e bastate detergente (uma amiga minha pintada de batom no chá de bebê esbarrou na minha jaqueta branca na manga e nas costas; consegui tirar e não ficar uma mancha). Vinagre é ótimo para tirar manchas e amaciar. Uso sempre um pouquinho junto ao amaciante (não muito senão o cheiro forte predomina).