TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

domingo, 16 de agosto de 2009

16 SEMANAS DE GRAVIDEZ


16 SEMANAS DE GRAVIDEZ
16ª semana:
Feto: está completamente formado. Tem em torno de 18cm e pesa cerca de 80g. O rosto do nenê está totalmente formado e ele já começa a fazer caretas. Agora seus cabelos são visíveis. Sua pele é tão fina que, por translucidez, já se vêem os ossos. Gestante: devido à produção de leite, os seios crescem mais, ficam mais pesados e quentes. Você está entrando no 4º mês de gestação. Por conta dos desconfortos do 1º trimestre algumas mulheres perdem o apetite sexual, mas agora começa um período mais tranqüilo e você poderá voltar ou até mesmo intensificar as atividades sexuais com seu parceiro. Não se preocupe com a segurança do nenê, pois o ato sexual é normal, a não ser que seu médico tenha lhe recomendado abstinência. Para as mulheres que já não sentem mais enjôos, o apetite agora vai ser redobrado, por isso, fique ligada na quantidade e qualidade dos alimentos que vai ingerir. O recomendado é que, entre as refeições, você consuma alimentos com baixas calorias como cenoura, iogurtes, sucos e frutas.
O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de um pêra. Alguns sistemas mais avançados do corpo, como o circulatório e o urinário, estão funcionando. Muitos bebês brincam com o cordão umbilical nesta fase.


Você deve ter engordado até agora algo entre 2,5 e 4,5 quilos. O crescimento do útero pode provocar pontadas devido à expansão do abdome. Esse tipo de dor geralmente é temporária, mas saiba que o aumento do útero sobrecarregará suas costas. É importante cuidar da postura para como proteger a coluna e evitar a pressão e dores. Esta é uma ótima hora para pensar em uma viagem, caso você tenha tempo e dinheiro. As viagens no segundo trimestre costumam valer a pena, já que você já deixou para trás o enjôo e o cansaço dos primeiros meses e ainda não chegou na fase de se preocupar com um parto prematuro. E também é uma boa chance de aproveitar a vida a dois antes de a família crescer. Se você pensa em ir de avião, é melhor conferir as políticas de viagem para grávidas nas companhias internacionais para ter certeza de até quando a empresa aérea vai permitir que você viaje.

Dicas úteis
Tenha o hábito de fazer um lanchinho saudável diariamente, e lembre-se de tomar uma boa quantidade de líquidos -- de 6 a 8 copos por dia, para evitar a desidratação.
Sabe aquela câmera digital? Seria mais útil agora se pudesse tirar foto dentro do seu útero, o seu bebê está praticando todos os tipos de expressões faciais, tais como meio sorriso, bocejo e caretas, que ele usará muito quando você introduzir a ele purê de espinafre.
Confira o que mais está acontecendo no seu útero:
Agora que você está começando a se acostumar com a idéia de ser mãe, mas na verdade você pode já estar no caminho para ser uma avó. Se o seu bebê for uma menina, o útero dela está totalmente desenvolvido e os ovários já dispõe de células somáticas primitivas. Espero que isso não te faça sentir muito velha.
A pele do seu bebê ainda é translúcida e enrugarinha, bem semelhante a um velhinho, mas em breve irá acumular mais gordura abaixo da derme (camada profunda da pele, onde começa a irrigação sanguinea e a terminação nervosa). Se você pudesse ver no seu interior neste momento, você conseguiria ver todas as veias sob a pele do bebê. E falando de veias, o coração do seu bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia. Além disso, os seus olhos estão em seu destino final, na frente e não para os lados.
As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.
Esta é a semana mulheres obter uma amniocentese, recomenda-se a sua doc. Além de fornecer uma carrada de informações ao médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese também é mais de 99% preciso em determinar qual o sexo do bebê. Portanto, se você quiser saber e você está recebendo uma amnio, agora é um grande momento para saber ao certo.
Dependendo de sua sensibilidade, já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 125mm. E ele vai estar pesando 85g aproximadamente.

5 comentários:

Ediene disse...

Bem legal as informações descritas aqui. Estou com 16 semanas, estou curiosa para saber o sexo do bebê e sinto seus movimentos, a sensação é única e indescritível. Muito bom!

Unknown disse...

Oi, nossa adorei as informções, adorei saber mais um poco sobre o que acontece dentro do meu utero enquanto meu bebe se desenvolve.
Parabens!!!
Pois vc tira coreosidades de muitas mamãe de primeira viagem, como eu!!um grande abraço e te desejo toda felicidade do mundo pra vc e sua familia!!!

Unknown disse...

Keila estou com 16 semanas e sou mãe de primeira viagem,estou muito feliz com meu bebê mais ainda não o sinto mexer.

Unknown disse...

poxa que legal é exatamente tudo que eu estou passando durante esses 4 meses! interessante, muito bommmm

Unknown disse...

DEUS abençoe voce e sua familia estou gravida de 16 semanas e minha segunda gestação e estamos achando que é uma menina ja tenho um abençoado filho que ira fazer 5 anos mais suas informaçoes foram muito explicativas era oque eu estava procurando obrigada e boa sorte felicidads multiplicadas em 2013 bjus