TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

sábado, 12 de setembro de 2009

20 SEMANAS DE GESTAÇÃO


20 semanas de GESTAÇÃO
Seu bebêTodo o seu corpo está agora coberto por uma substância branca e oleosa. É a vernix caseosa, que entrou em cena para proteger sua pele do líquido amniótico. Pudera. Ficar mergulhado ali tanto tempo poderia causar irritações na frágil pele do pequeno. Essa substância, que é muito escorregadia, também vai facilitar a descida do bebê, no momento em que ele se encaixa na pelve, lá no fim da gestação. A essa altura, ele já pesa 260 gramas e mede cerca de 16 centímetros.
Agora o seu bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm uma posição preferida dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que você pode saber antes de sua chegada se você tem uma coruja da noite ou um pássaro da manhã.
Se o seu bebê é um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma menina, seu útero está totalmente formado e do resto das suas "partes" estão em desenvolvimento. Deste ponto em frente, o seu bebê irá destinar a maior parte de sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, você também vai! Neste momento a medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16cm, tem aproximadamente o tamanho de uma lata de Red Bull (que tem em sua formula uma quantidade demasiada de cafeína para uma mulher grávida tomar, ou seja, fique longe). O peso do feto é agora de 290g aproximadamente.
Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.
Com 20 semanas seu cérebro pesa cerca de 90g. Aparecem os primeiros fios de cabelo. Inicia-se a formação do "vernix caseoso" que é uma camada de gordura que reveste externamente o feto, tendo a função de proteger sua pele num ambiente aquático. Nesta fase o feto já pesa cerca de 300g.
Fonte: diversos sites...
pois é gente... chegamos na metade do caminho já... passa mto rápido... minha filhota tá dando uns soquinhos de leve... ela ainda é discretaa... hehe...
já a amo demaissssssssss...
beijos e bom final de semana pra todos...


Nenhum comentário: