TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

35 SEMANAS DE GESTAÇÃO

35 SEMANAS DE GESTAÇÃO
Seu bebê
O espaço está ficando apertado dentro do útero. Motivos para isso não faltam. O pequeno não pára de ganhar peso. Ele acaba de chegar aos 2,5 kg e, por isso, suas pernas e seus braços ficaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros. Como sempre, ele continua chutando, mas tem dado um tempo nos pontapés e em outras estrepolias. Afinal, o útero já não permite movimentos muito expansivos... Depois que ele nascer, aí, sim, vai voltar a dar muitos chutes e cambalhotas.
Sua gravidez
Sua barriga – que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão – subiu mais um pouco. São 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. É tanta pressão que, a cada instante, ela cobra de você uma nova corrida até o banheiro. Mas a jornada da gravidez está quase no fim: faltam só cinco semanas para o bebê nascer. Você deve estar contando os segundos para o seu filho chegar e, com certeza, organizou todo o enxoval dele. Vamos conferir se não faltou nenhum item? Confira aqui a lista completa de roupas e acessórios para o bebê antes de riscar mais essa pendência da sua agenda.
---------------------
Parece que você não tem mais para onde crescer? Seu útero cresceu mil vezes em termos de volume, comparado ao que era antes da gestação, e pressiona suas costelas. A boa notícia é que você já engordou praticamente tudo o que ia engordar na gravidez -- em média de 11,5 a 13,5 quilos. Tente arranjar um tempinho para descansar depois do almoço. No trabalho, é bom ir deixando as coisas organizadas -- nunca se sabe quando você vai ter de parar, se é que já não parou.

Dicas úteis
Esta é a última semana para viajar de avião, e mesmo assim com um atestado médico específico autorizando a viagem. As empresas aéreas não permitem viagens sete dias antes da data prevista do parto e nem sete dias depois do parto, a não ser que o médico acompanhe a gestante. A legislação brasileira não impõe restrições para dirigir no último mês da gravidez, mas use o bom senso. Utilize sempre cinto de três pontos e tente manter alguma distância entre a barriga e o volante. Quando a distância deixar de existir, é hora de parar. Últimos preparativos: compre alguns pacotes de fraldas descartáveis para recém-nascidos, mas não muitos, porque às vezes os bebês têm alergia a uma determinada marca e você vai precisar testar outras. Não se descabele se o quarto não estiver terminado, as lembrancinhas não estiverem planejadas ou o nome não estiver escolhido. No final, tudo se ajeita. Algumas roupinhas básicas e pronto, em princípio o bebê já terá tudo o que precisa: você e o leite materno. Proteja o seu colchão com um plástico, para o caso de sua bolsa estourar -- e também para evitar manchas de colostro, o líquido que já pode estar vazando dos seus seios. O ideal é colocar um cobertor, manta ou toalha em cima do plástico, dependendo do clima.
Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia. Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar. O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior. Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido. Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi. Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto.
----------------------
Seu corpo
Como diria Patrick Swayze em "Dança Comigo": " Ninguém Coloca Baby de Lado!" Duplamente verdade quando se trata do seu pequeno inquilino. Seu bebê tem praticamente tomou conta de todo o seu torso até agora. Ao longo dos últimos meses, ele tem esmagado e apertado todos os seus órgãos para ter espaço para se desenvolver. Qualquer dia, ele vai fazer o último movimento e colocar o seu coração para cima e para a esquerda para ganhar mais espaço para si próprio. (Observe, ele já tem o seu coração em suas mãos :-)
Antes de todas as coisas desta gravidez, seu útero era uma pequena bola do tamanho do seu punho e estava escondido cuidadosamente atrás da sua pélvis. Hoje seu útero tem o tamanho de uma melancia pequena e vai até as costelas.
Neste ponto da sua gravidez todo o sangue foi para a barriga ... literalmente. Cerca de 1/6 do volume de sangue total do seu corpo está circulando em torno dos vasos em seu útero. Então é por isso que você se sente tão tonta o tempo todo!
A partir desta semana você vai visitar o seu obstetra semanalmente. Em cada visita você provavelmente irá perguntar quando ele acha que seu bebê chegará. Infelizmente, seu palpite dele é tão bom quanto o seu. Mesmo se você estiver dilatada, não se pode dizer exatamente quando o bebê fará a sua aparência (a menos que tenha uma Cesária programada, é claro.)
O que você está pensando..."Será que posso levar meu roupão com as pantufas combinando à maternidade?"
Faz bem comer...
Cálcio e mais cálcio. Dentro ou fora da gravidez, auxilia na coagulação sangüínea. Junto com o fósforo, ajuda a formar ossos e dentes, atenua a fadiga muscular, defende contra infecções e contribui para manter o equilíbrio de ferro no organismo. Sua deficiência na gestação acarreta cáries, cãibras e inchaços. Está no leite e derivados, nos peixes, trigo, avelãs, amêndoas, feijão branco, soja e ovo.
Futuro papai
Acima de tudo, seja realista na hora de avaliar sua situação financeira. Ao mesmo tempo que este não é o momento mais adequado para satisfazer desejos antigos e comprar, por exemplo, aquele carro esportivo dos seus sonhos, seu bebê precisa muito mais de amor e de atenção do que de sua carteira. O equipamento básico necessário para satisfazer o bebê custa muito pouco. Seu filho não vai notar se o carrinho não for novo em folha ou de última geração, mas sentirá muita falta de seu amor e da sua presença. Essas questões delicadas sobre carreira e cuidados com a criança não precisam ser decididas durante os meses de gestação. Reserve tempo para se adaptar às mudanças que o aguardam e tudo aquilo que parece ser um obstáculo imenso assumirá proporções bem mais suaves.

Nenhum comentário: