TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

28 SEMANAS DE GRAVIDEZ


28 SEMANAS DE GESTAÇÃO

Como seu bebê está crescendo
O bebê já abre os olhos e vira o rosto se houver alguma fonte de luz intensa. As unhas estão se desenvolvendo, e camadas de gordura se formam sob a pele, nos preparativos para a vida fora do útero. Se você gosta da ideia de interagir com o bebê mesmo antes de ele nascer, uma boa maneira de fazer isso é ler ou cantar para ele. Não se preocupe se você se sentir desconfortável -- nem todo mundo gosta destas coisas.

Como fica sua vida


Não falta muito. O último trimestre começa esta semana e vai até o final da gravidez, por volta da 40a semana. A maioria das mulheres engorda cerca de 5 quilos nos últimos três meses. Você deve estar oscilando entre dois sentimentos: o primeiro é: "Não aguento mais, parece que faz séculos que estou grávida". E o outro é: "Socorro, não estou pronta, não vou saber o que fazer". Calma, você não é a única a se sentir assim. Conversar com outras grávidas pode ajudá-la a se tranquilizar. É bom se manter informada sobre todas as possibilidades de parto. Saiba exatamente o que acontece numa cesariana ou quais são os instrumentos usados para ajudar seu bebê a nascer de parto normal.

Dicas úteis
Arrume a mala da maternidade com bastante antecedência, para o caso de você ter de ir antes do que imagina, e aprenda a reconhecer os sinais de que o trabalho de parto começou.
Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.
FUTURAS MAMÃES
Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.
FUTURO PAPAI
Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.

Nenhum comentário: