TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

sábado, 28 de novembro de 2009

31 SEMANAS DE GRAVIDEZ - 8 MESES

SEU CORPO

Sua mente pode não estar, nem perto, de pronta para a chegada de seu bebê, mas o seu corpo já está fazendo preparativos. Uma das maneiras de se preparar é "praticando" o trabalho de parto com as contrações de Braxton Hicks. Felizmente, estes são geralmente indolor, embora um pouco chato, uma vez que podem ocorrer frequentemente (no meio da noite, durante uma reunião importante, quando você estiver tentando se concentrar na novela das 8, etc.)
Devido as contrações Braxton Hicks você sentirá um repentino aperto no seu útero. Esta é apenas uma pequena prévia do que vai se sentir com as verdadeiras contrações. Elas geralmente começam a tornar-se perceptível em torno do oitavo mês e podem tornar-se muito fortes, até ao final de sua gravidez.
Embora você não pode se livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais confortável, como exercício suave (como caminhada) ou tomando um banho morno e relaxante.
Devido a pressão do diafragma pelo útero você poderá sentir dificuldade para respirar. Mas antes do fim da gravidez essa situação pode melhorar. Após a trigésima quarta semana de gravidez (especialmente se esta não é a sua primeira gravidez) você poderá voltar a respirar normalmente, é quando o bebê "desce" já se preparando para o dia em que finalmente virá ao mundo.

Seu bebê

A partir desta semana, o seu bebê continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento (embora pareça ser muito mais a cada passo que você der). Outros destaques desta semana:

Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do seu bebê ficam bem próximos do corpo agora, essa posição é conhecida como a posição fetal (oh, então é daí que vem este nome!). E Mais, o seu bebê agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então ela vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando colocar nos seus cabelos, ouvir você brigar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da camera que você pegou para registrar este momento.
Até agora, os pulmões do seu bebê é o único sistema que não está totalmente maduro. E por maturidade, não estamos dizendo que o resto dos sistemas do seu bebê estão suficientemente maduros para sair de casa depois das 10 da noite. Só queremos dizer que seus pulmões ainda precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo.
Seu bebê pesa cerca de 1600 gramas e medidas um pouco mais de 40 centímetros, aproximadamente o mesmo comprimento daquela mini-saia que você costumava usar (e que irá novamente algum dia!).

Sua vida
Conversar o dia todo com o seu bebê pode ficar meio solitário. Fazer nvas amizades com mães é um pouco como o namoro. Precisa de procurá-las ativamente. Mas, como o namoro, uma das maneiras mais fáceis de encontrar novas amigas é on-line.
Em breve vamos lançar um fórum neste site chamado de Conexão Mães que poderá ser um meio de conversar com outras mães, para saber suas experiências, aprender truques de mãe ou até mesmo para comprar ou vender artigos para o bebê ou seu quarto.
Passar tempo com antigas amigas também é uma boa. Cultive suas amizades. Muitas amigas podem querer fazer parte do seu dia a dia, portanto convide-as para uma caminhada (ao ritmo de tartaruga) no parque.

O que você está pensando..."Será que aquela mulher grávida quer ser minha amiga?"

Faz bem comer...Como normalmente o intestino fica “preguiçoso”, principalmente no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da atividade física, deve-se aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes crus, frutas (mamão, caqui mole, laranja com bagaço, mexerica, uva, abacaxi com o miolo), cereais integrais, farelo de aveia, pão integral.

É bom saber...Uma das grandes vantagens de exercitar-se enquanto se está grávida é que isso realmente ajuda seu corpo a enfrentar o desafio do parto. Os partos se tornam realmente mais fáceis, assim como a recuperação pós-parto, que se torna muito mais rápida.


Futuro papai
A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos.Incentive ela a dormir de lado, caso ainda não estiver, pois é a melhor posição para dormir. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme vai chegando ao final da gravidez.
Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.





39 comentários:

Unknown disse...

Estou de 8 meses,e estou me sentindo mto cansada,e ansiosa para ganhar meu bebê Leonardo.

Taisy Delgado disse...

eleva as pernas um tempinho por dia, bebe bastante líquido, descansa o qto puder (se o barrigão deixar né? hehe)... aproveitaaaaaa q dá saudades do barrigão... bj e obrigada por ler o blog... ah... parabéns pelo leonardo... bjs

Anônimo disse...

Lúcia Rodrigues - Estou grávida de 31 semanas, e começei a sentir o desconforto da gestação. Dores nas pernas e me sentindo muito indisposta...
Trabalho do dia todo, e isso colabora ainda mais para o meu mau estar...Mais é gratificante sentir minha florzinha Maria Luiza...abraços

maisa lacerda disse...

me sinto mto mal dor nas pernas bambeza
n vejo a hora da minha bebezinha sabrinna nascer

Anônimo disse...

ola meninas estou de 31 semanas estoy feliz e asiosa para a chegada da minha querida kmelly!! s2

Anônimo disse...

sasola estou de 31 semanas estou de quantos meses pq cada hora falar um coisa pra mim.
ah e tb estou com muito medo mas ao mesmo templo muito anciosa pela chegada dele. por favos res.

Taisy Delgado disse...

http://taisydelgado.blogspot.com/2009/08/calendario-da-gravida.html

Unknown disse...

tenho 31 semanas,mas to em duvida quantos meses tenho.me ajude bjs nane

Taisy Delgado disse...

nane.. vc está entrando no 8o. mes

Kelly disse...

Estou entrando no oitavo mês de gestação e estou me sentindo muito sozinha , triste e também estou com muita falta de ar e azia será se é normal?

Anônimo disse...

olá estou com 31 semanas e não vejo a hora da minha princesinha Maria Eduarda chegar, estou muito anciosa.
Sinto muito peso no pé da barriga quando caminho, será que é normal?

bjs!!!!!!!!

Anônimo disse...

tenho 17 anos e estou no oitavo mes de gestaçao,esse e meu primeiro filho...estou mto anciosa pra ver o rostinho dele...

Anônimo disse...

ola tb meu nome e dyany pinheiro tenho 26 anos e estou gravida de 34 semanas nao vejoa hora dever a carinho do Luis Miguel...

anunimo disse...

ola meu cristina e estou de 31 semanas e não vejo a hora de ver o rosto da minha princezinha . estou com muitos pobremas devido a gravidez mas deus ele é fiel

gicelia disse...

oi estou com 31 semanas e estou com a placenta grau 3 e com dores no pé da barriga serra q posso segurar minha filha ate o comecinho dos 9? estou anciosa pra minha filha chegar mas qria q ela viesse no momento certo pra evitar qua qr coisa

Anônimo disse...

Fabiana Milena- Olá estou grávida de 31 semanas e estou em dúvidas qt ao mês que estou. Minha DPP é dia 27 de Abril, pelas minhas contas pensei que ainda iria completar 7 meses dia 27/02. Estou um pouco confusa :/

cristina disse...

olá estou cm 31 semanas , estou tendo mtas falta de
ar . O q eu faço ? não consigo dormir quase nada a
noite . me da uma ajuda !!!!!
sou Cristina.

Taisy Delgado disse...

Oi querida... procura dormir de lado.. pernas pra cima... nao toma mto liquido antes de dormir... fica bem... beijos

Anônimo disse...

oie,entrei na 31 semanas...tenho sentido dores nas costas,mto desconforto pra td.(dor na minha costela,ta tenso hehe alm deu estar anciosa.Ahh é normal sentir a barriga mto pesada???
bju e boa sorte p nois

Anônimo disse...

karen- Estou entrando no oitavo mes ,estou muito ansiosa meu bebe mexe muito e nao estou conseguindo dormi de lado.

Anônimo disse...

Oie estou com 31 semanas sinto muita dor nas pernas, costas, azia e uma dolorosa pressao na vagina, agora tbm tenho insonia mas gracas a Deus agora falta pouco para minha bebe nascer e passar meu so frimento e ser muito feliz ao lado da minha princesinha Pietra.

ALINE disse...

olá estou entrando nas 31 semanas,sinto muita falta de ar e dor nas costas ao sentar.estou me sentindo muito cansada e nao durmo bem a noite.

Anônimo disse...

estou com 31 semanas..e muito ansiosa para chegada..da nossa Emilly Sophia..o que me desgasta é muita falta de ar..mas em breve irá melhorar..o importante é que irei ser mãe de uma princesa..bjus

Anônimo disse...

ja estou de 31 semanas,ja estou chegando na faze cansada cada dia pareco mais pesada...por mais ke me alimento direito parece ke estou mais gorda,gracas a deus esta chegando ao fim nao vejo a hora de ver a carinha do meu pequeno joao vitor

ELLEN SANTOS disse...

estou com 31 semanas , não sei se é por causa da minha 4 gravidez e por eu já ter passado por 3 cesárias sinto umas agulhadas no ultero que me deixa louca...mas sei que falta pouco para minha EMANUELLY nascer , engordei 14 k até agora foi muito eu sei pois tive que ficar quase 2 meses de repouso absoluto pois corria o risco de parto prematuro...entrego nas mãos do SENHOR ,sei que eu vou ter uma boa hora .Desejo o mesmo para futuras mamães.

Anônimo disse...

Vou completar 31 semanas e minha barriga esta bem baixa e estou cm medo da minha fernanda vim antes da data 24/10 ai como ficar mais tranquila??

Anônimo disse...

Olá, estou de 31 semanas e 4 dias falta quanto tempo para o meu Caleb nascer? As vezes sinto muita dor e ao caminhar doí como se fosse no útero, e esta a sair uma pasta branca, o que pode ser? sinto dores quase todos os dias e o medico fala que e normal, será??? sinto desconforto, a barriga as vezes fica dura e os pés inchados.

Taisy Delgado disse...

Realmente vai chegando mais perto da gente ganhar, ficamos assim, cansadas, inchadas... mas senti dores assim acho cedo...
estou agora com 36 semanas da segunda filhota, e sinto a barriga endurecer as vezes, um dia senti contração, mas provavelmente era ela encaixando...
qualquer coisa procure outro médico... dá uma olhada... boa sorte. boa gestação!

Anônimo disse...

Olá , estou com 31 semanas e agora que comecei a sentir os efeitos da gravidez rs . Estou com muita dor nas costas , dor nas pernas que vem acompanhada de dores na virilha , e cólica no " pé da barriga " .. estou esperando a cinsulta com o meu GO .. MAIS ESTOU MUITO ANSIOSA E QUERIA SABER SE ISSO É NORMAL ?? Ajudem

Gisele feitosa disse...

Bom dia! Estou com 31 semanas de gestação e ando a flor da pele estou preocupada, pois já esta mais perto deu ter a minha Sophia, mas ando com medo isso é normal? Pois é a minha primeira filha.

Gisele feitosa disse...

meu e-mail é gisellecosta_barbosa@hotmail.com caso alguém quera m ajudar.

Anônimo disse...

Olá estou de 31 semanas e estou sentindo muita dor nas pernas,nos pés,costas e quadril são as piores dores,trabalho muito em pé,essas dores são normal??por favor responda,bus.

Taisy disse...

querida, eleve suas pernas, relaxe e descanse.. é normal sentir as dores assim porque vc engordou e seu corpo não estava acostumado com esse peso. tenta relaxar... caso fique mto intensa procure um médico... beijos e fica bem

Unknown disse...

Queria que me ajudassem se dia 01 de julho desse ano eu fiz uma ultra e eatava com 22 semanas . Vom quantas semanas estou hoje

Unknown disse...

Alguem me ajuda por favoor .

Unknown disse...

Tbm estou com 31 semanas e Minh a barriga super pesada e dura estou com medo da minha princesa querer vir antes do tempo 😔

Anônimo disse...

ola eatou com 31 semanas e minha barriga esta baixa e estou sentindo dor nos quadris e minha barriga esta fazendo bastante força pra baixo voce achan que eu tenho que fazer um ultrasom?

Anônimo disse...

estou com 31 semanas e nunca me senti tao bem e disposta ,o único incomodo continua sendo o da azia <3

alessandra disse...

estou com 31 semanas e tenho sentido muitopeso em umaperna so,desconforto e de vez enquando essas contrações,anciosa para conhecer minha princesinha ana julia,essa e aminha 5 gravidez,tenho 3 meninas e um menino ,agora vemmas umamenina,muito anciosa por esse dia.