TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

36 SEMANAS DE GRAVIDEZ

36 SEMANAS DE GRAVIDEZ
Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor. Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável -- há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua.
A boa notícia é que, no fim desta semana, sua gravidez será considerada "a termo", ou seja, se o bebê nascer já não vai mais ser considerado prematuro. Na consulta de pré-natal, agora semanal, seu médico pode querer fazer um exame de toque para ver se seu colo do útero já começou a dilatar (abrir) e apagar (afinar). O médico também vai verificar a posição do bebê, para determinar se ele já está encaixado.
36ª semana:
Feto: tem cerca de 47cm de comprimento da cabeça aos pés e pesa em torno de 2.700 a 2.900g. Já está totalmente desenvolvido e alguns estudos comprovam que ele já chora dentro do útero. É curioso como ele faz caretas quando sente um gosto ruim que recebe através do líqüido amniótico. Isso ocorre porque a mamãe ingeriu algum alimento estranho para ele. A maioria dos nenês dormem durante o dia e ficam acordados a noite. Isso acontece por causa do movimento diurno da barriga da mãe que o deixa relaxado e pronto para descansar. Talvez seja por isso que os recém-nascidos dormem muito durante o dia e incomodam um pouco a noite. Nesta fase a cabeçinha dele talvez esteja fazendo um pouco de pressão no colo do seu útero, mas faz parte do treinamento para o nascimento. Gestante: você está entrando no 9º mês de gravidez e agora as visitas ao médico devem ser semanais. Agora sua freqüência urinária, que já estava alta, se intensifica. Por isso, aumente a quantidade de líqüidos durante o dia.
BEBÊ...
Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.
MAMÃE...
Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.
FUTURO PAPAI...
Algumas regras básicas: Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.
O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova.
Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.
FALTAM 26 DIAS....
mto calor, sem posição pra dormir
xixi a noite toda
suandooooo
perna inchada
pé inchado...
quero ver tua carinha filhotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Um comentário:

Michelle disse...

oi menina..que bom que sua gtavidez esta indo maravilhosamente bem...estou indo no médico hj ver se pela ultima vez consigo engravidar.... torça por mim... estoumuito confiante... um bj menina e feliz 2010