TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

37 SEMANAS DE GRAVIDEZ


37 SEMANAS DE GRAVIDEZ
O BEBÊ...
A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.
Múltiplos: Os gêmeos são considerados "a termo" com 37 semanas, e o lanugo começa a desaparecer. De acordo com algumas estatísticas, 82% dos gêmeos pesam menos do que 3000 gramas ao nascer.
A MAMÃE

O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer. Em que posição ele se encontra? Seja qual for a posição é assim que ele deve permanecer até o final da gravidez. Se seu bebê estiver de bumbum, você poderá necessitar uma cesariana ou seu médico poderá recomendar uma "versão externa", na qual o abdome é manipulado de tal forma a colocar o bebê de cabeça para baixo. Nessa fase o bebê pode vir a qualquer momento. Sua mala da maternidade está pronta?
Múltiplos: Você está de "termo", ou seja chegou ao final da gestação, se estiver esperando gêmeos!
FUTURO PAPAI...
Esteja preparado. Coisas inesperadas podem acontecer durante o parto; assim tente planejar o máximo possível os eventos de nascimento e seja flexível se algo não acontecer como planejou. Tente ter todos os pequenos detalhes à mão: registro no hospital; rota a seguir e alternativas no caso de congestionamentos; conheça as entradas e estacionamentos do hospital; listas e telefones de quem será avisado; leve uma bateria extra para seu celular; a mala da mamãe e a sua para as necessidades no hospital; assento para crianças dentro do carro; máquina fotográfica; videocâmera, etc.

.........................................................................
Você está grávida de 37 semanas.......
seu bebê está crescendo
Esta semana, a maior parte do lanugo, a penugem que cobria o bebê, se desprende, assim como o verniz caseoso, ou vérnix -- uma camada viscosa que cobre o feto no útero e protege a pele da imersão prolongada no líquido amniótico. Parte dessa camada pode ainda existir quando ele nascer. O bebê engole tanto o lanugo quanto o verniz, e são essas substâncias que formam o primeiro cocô dele. A mistura, quase preta, chama-se mecônio.
Como fica sua vida

Esperar é a palavra-chave nas próximas semanas. Não há muito mais que você possa fazer. Tente aproveitar estes momentos antes da chegada do bebê -- alimente-se bem e descanse bastante. Uma boa dica para superar a ansiedade do final da gravidez -- e as lágrimas, quase inevitáveis -- é pensar no futuro e sonhar com a carinha do seu recém-nascido. Coloque seu parceiro para atender o telefone, e dar a notícia a todo mundo: "Não, o bebê ainda não nasceu".

Planeje-se
Tem certeza de que colocou na mala da maternidade tudo o que vai precisar? Uma boa idéia é separar as roupinhas do bebê, seis conjuntos completos, em saquinhos. Não esqueça de levar uma roupa para você sair da maternidade -- tem de ser uma roupa larga, provavelmente ainda das de grávida, porque vai demorar um pouco mais para sua barriga ir embora.
Dicas úteis
Faça uma lista dos sintomas que você está sentindo e leve na sua próxima consulta com o obstetra. Assim você não esquece de perguntar nada. Se você tiver um parto normal, pode nem precisar levar pontos -- mas talvez saia do hospital com alguns pontos incomodando na região do períneo.
...................................
37ª semana
Feto
gora ele tem cerca de 48,4cm de comprimento e pesa aproximadamente 3000g. Ele já consegue sobreviver fora do útero sem aparelhos, pois seus pulmões já estão completamente desenvolvidos. Se o seu caso for cesária, pode ocorrer "pulmões encharcados", que se trata do acúmulo de líqüido que só é eliminado em parto normal. Mas não se preocupe se isso acontecer, pois seu nenê ficará em uma incubadora até melhorar.
Gestante
A partir de agora, se o seu parto não for cesária, o nenê poderá nascer a qualquer momento, portanto, é de extrema importância que você tenha alguém sempre por perto para levá-la até a maternidade. E lembre-se: na sua malinha precisam estar os documentos necessários exigidos, o telefone do seu médico e os das pessoas que você gostaria que fossem avisadas após o nascimento. Nesta etapa você poderá ter eliminado o tampão mucoso sem perceber e o colo do útero ter dilatado.
Por isso, aí vai um alerta: não entre no mar ou piscina, pois poderá contrair infecções. Com base na posição do nenê, seu médico já deve estar analisando também qual será o melhor tipo de parto para o seu caso.
CARACAAAAAAAAAAAA...
SÓ SEXTA FEIRA É MEU ULTRA... TO LOUCA PRA SABER O TAMANHO E PESO DA RAFAELA, ESPERO Q ESTEJA TUDO BEM...
ELA TEM DANÇADO BASTANTE NA MINHA BARRIGA,
TÁ SEM ESPAÇO JÁ...
NO ORKUT TO FAZENDO UMA BRINCADEIRA: QUEM ACERTAR O DIA Q A RAFAELA VAI NASCER VAI GANHAR UMA LEMBRANCINHA...
TEM GENTE Q JÁ ERROU, TEM GENTE Q ATÉ COLOCOU PRA FEVEREIRO...
A DPP É PRA DIA 30 de janeiro... QUE DIA VC ACHA Q É????
BEIJOS E MIL FELICIDADES PRA QUEM TÁ GRÁVIDA TB...
E PRA QUEM QUER ENGRAVIDAR......
BEIJOS FÉRTEIS...
;)

Nenhum comentário: