TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

38 SEMANAS DE GRAVIDEZ

Seu bebê agora já está formado. Ainda assim, a data oficial de nascimento pode ser daqui a duas semanas. Oitenta e cinco por cento dos bebês nascem dentro das duas semanas anteriores ou posteriores à data estimada do parto. Isso, no entanto, não significa que você deva largar tudo e esperar o trabalho de parto começar. Seu filho pode decidir que ele quer ficar aconchegado mais um pouquinho.
Mudanças da superfície. Enquanto você espera por sinais do trabalho de parto, seu bebê está perdendo o lanugo, o cabelo fino que cobriu seu corpo por meses. Ele pode até ter um pouco de lanugo restante nos ombros, testa e pescoço quando nascer. Ele também terá perdido a maioria, se não todo, o vernix, a cera cremosa que protegeu sua pele do líquido amniótico.
Administrando a sujeira. Então o que acontece com o vernix e o lanugo desprendidos? Parte deles vai para os intestinos do bebê, onde se tornam parte do mecônio. Mecônio é a substancia preta/verde que formará as primeiras fezes do bebê depois que ele nascer. Ele também é composto de células mortas, liquido amniótico e dejetos do fígado e pâncreas do seu filho. Seus rins estão filtrando alguns dejetos também, mas eles não estarão funcionando completamente até depois do nascimento.
Diminuindo o ritmo. A taxa de crescimento do bebê está perdendo velocidade, mas ainda está avançando: seu comprimento está se aproximando dos 50 cm, e seu peso é algo em torno de 3 quilos.
Sua gravidezSemana 38 Sua Gravidez
Questão de líquidos. À medida que o bebê cresce, aumenta a pressão sobre a bexiga, que está atualmente tão plana como uma panqueca. Siga tomando a maior quantidade possível de água e leve sempre uma garrafa aonde quer que você vá.
Buscando a posição mais cômoda. Algumas mulheres preferem estar em pé durante as contrações ou deitadas. Outras preferem se refugiar em um sofá. Pratique e escolha a mais cômoda para este dia tão esperado. Para outras sugestões de comodidade durante o parto e o nascimento, leia medidas para o conforto.
Conselhos dos especialistas. Lembre-se de comer algo leve antes do parto, já que você não pode sentir fome depois que o processo começar. O melhor seriam massas sem temperos e alguns brotos.

...................
Minha Gravidez Semana a Semana
Vamos apresentar um guia da gestante que traz informações sobre você e seu bebê durante toda a gestação, semana a semana.
Se você desejar poderá receber a evolução da sua gravidez em seu e-mail. Toda semana enviaremos o conteúdo referente a semana da gravidez que você se encontra.
Lembre-se sempre que cada bebê se desenvolve de uma maneira única, sua gravidez não será igual de sua amiga, por exemplo. São informações generalizadas do que normalmente ocorre em cada período da gestação. Nunca substitua sua consulta médica baseando-se somente às orientações deste guia. Use o guia para complementar a consulta com seu médico.
Por que sua conta nunca bate com a conta do médico?
O médico começa a contar desde o primeiro dia do último período menstrual (quando a mulher não sabe dizer o dia exato da concepção), ou seja, provavelmente duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em um mês lunar. Diferente de um mês que você está acostumada, que em geral tem 30 ou 31 dias, o que dificulta a contagem. Portanto, para este serviço iremos considerar que a gravidez dura em média 280 dias ou 40 semanas.
O pré-natal é muito importante para que se tenha uma gravidez tranqüila e um ótimo desenvolvimento do seu bebê. A primeira consulta acontece quando você ainda suspeita da gravidez e segue por acompanhamento mensal, quinzenal a partir de 32 semanas, e semanal a partir de 38 semanas se tudo ocorrer sem problemas.
Conhecer as transformações e sintomas que ocorrem no seu corpo durante a gravidez é estar preparada para viver essa fase segura e tranqüila.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, que será informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).
...................................
Sua Gravidez: 38ª Semana de gravidez
O quartinho do bebê está quase pronto. Você já começou a estocar fraldas. Você está pronta! E você está esperando. E espera. E, espere, se tudo correr bem, você vai ficar esperando por mais seis semanas. Portanto, não fique louca, use este tempo sozinah para desfrutar com amigos e com seu marido. Porque em breve tudo girará em volta do seu bebê por um par de semanas (meses, anos, qualquer que seja), e você gostaria de ter esse tempo só pra você.
Faz bem comer...Germe de trigo, alface, tomate, couve-flor e espinafre são ricos em vitamina K. Você vai se beneficiar de seus efeitos anti-hemorrágicos durante o parto.
Futuro papaiO universo familiar passa por um processo de transformação no mundo todo. Mas o pai continua ocupando um espaço indispensável na vida de qualquer criança. Por quê? "Existem diferenças bem claras quanto aos papéis desempenhados pelo pai e pela mãe no desenvolvimento emocional dos filhos", diz o psicólogo Aguinaldo José da Silva Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Segundo a abordagem da psicologia, a mãe é mais associada ao mundo interno da criança, ao cuidado e ao provimento. "Mas o mundo cultural, a autonomia e as escolhas são aspectos relacionados à figura paterna", explica Aguinaldo.
............................
fui na médica ontem... estou com 1 cm de dilatação...
marquei o parto pra sábado dia 23 de janeiro de 2010... ebaaaa...
vou ver a carinha da minha filhota, que delíciaaaaaa...
nem parece verdade caraca... mto louca toda essa sensação...
imagina a de ver a carinha, de tocar, beijar, amamentarrrrrr... :)
amoooooooooooo...
beijos e boa semana pra todas
..........................................


Nenhum comentário: