TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

domingo, 27 de janeiro de 2013

IMPORTÂNCIA DO PAI NA VIDA DO BEBÊ


O Papel do Pai na Educação
"Alguns homens efetivamente não conseguem ficar absorvidos pelo bebê. Em nossa sociedade, às vezes acontece de os homens acharem meio "bobo" se interessar demais pelos bebês e, então, fingem falta de interesse. Quando os filhos crescem, conseguem admitir mais facilmente que sentiam orgulho e amor pelos filhos."
Dentre as inúmeras necessidades humanas, as de afeto e segurança têm, indiscutivelmente, prioridade. Quando elas são satisfeitas, temos garantias eficazes para o crescimento do ser humano; se, pelo contrário, houver frustrações, haverá desajustes mais ou menos graves. A criança necessita de amor. Esse é um lema moderno que ouvimos muito freqüentemente. Mas, o que é preciso dizer? O recém-nascido é completamente indefeso, dependente e precisa de cuidados constantes para que não sofra de fome, frio ou dor. Como ele não tem noção de tempo e espaço, ao sentir fome, fica perdido e somente a assistência afetiva da mãe ou alguém que a substitua regularmente poderá, aos poucos, propiciar-lhe a certeza de que o alimento não lhe faltará. Bem sabemos, no entanto, que os cuidados com o bebê não se restringem à alimentação ou às necessidades corporais; desde as primeiras semanas, o bebê é um ser humano completo, com sentimentos, emoção e idéias. O amor da mãe é que o protegerá de algumas sensações desconcertantes e desagradáveis que vêm do mundo externo e que lhe causam desconforto. A mãe é a iniciadora do filho na vida. Conforme as experiências deste sejam satisfatórias ou frustrantes, ele estará se preparando para a liberdade e para aceitar a autoridade.
O papel do pai
E o pai, qual é a sua importância nos primeiros meses? Durante mais de meio século, a partir das descobertas de Freud e de outros estudiosos do psique humana, enfatizou-se a importância da relação mãe-filho. Somente nos últimos anos - e muito timidamente - começou-se a estudar a importância da figura do pai desde os primeiros dias de vida. Estudos e pesquisas revelaram que é fundamental para a vida da criança que seu nascimento seja desejado; sentir-se filho do pai é tão primordial para o desenvolvimento do indivíduo como o próprio fato de sê-lo. O papel do pai nos primeiros três meses é indireto, porém muito importante para que a mãe proporcione segurança ao bebê. Durante as primeiras semanas, quando a mãe e o bebê estão lutando para se conhecer, para se adaptarem um ao outro, a atitude do pai pode ser de grande ajuda. Como? Participando de algumas de suas ansiedades, ele poderá lhe dar o apoio de que ela talvez esteja precisando para enfrentar uma situação difícil, ajudando-a a ver as coisas com mais clareza.
Alguns homens efetivamente não conseguem ficar absorvidos pelo bebê. Em nossa sociedade, às vezes acontece de os homens acharem meio "bobo" se interessar demais pelos bebês e, então, fingem falta de interesse. Quando os filhos crescem, podem admitir mais facilmente que sentiam orgulho e amor pelos filhos.
Reações do bebê
É interessante notar como, em torno dos 4-5 meses, o bebê começa a reagir ao pai de um modo especial e diferente da maneira como reage à presença da mãe e a dos demais adultos. A espécie de relacionamento que vai se formando entre o pai e o bebê nesses primeiros meses dependerá, por um lado, do quanto a mãe o estimula a participar do banho e da alimentação da criança, como também das possibilidades do próprio pai estar em casa nas horas em que o bebê está acordado e de sua facilidade em entrar em contato com ele.
A partir do primeiro ano de vida, o pai começa a aparecer mais. Ele representa a responsabilidade. É o contato com a realidade. O pai que ama os filhos não é somente aquele que manda, mas aquele de quem a criança tem orgulho e com quem quer se parecer. Essa admiração é o elemento de masculinidade que o pai transmite. Encontrar-se com o pai significará não somente poder separar-se da mãe, mas também encontrar uma fonte de identificação masculina, imprescindível tanto para a menina como para o varão. Isso porque a condição bissexual da psique humana (o que Jung chamava de animus nas mulheres e anima nos homens) torna necessário o casal "pai" e "mãe" para que se consiga um desenvolvimento normal da personalidade.
A autoridade paterna
Se, por um lado, é função da mãe dar aos filhos dos dois sexos a imagem da feminilidade, na sua competência, importância, afetividade e maternidade, o pai, por sua vez, é sentido pelos filhos em sua universalidade, a transmitir-lhes o papel da autoridade suprema (apesar do fato de a autoridade diária estar muitas vezes diretamente ligada à mãe). Essa distinção entre a autoridade materna e paterna são os modelos que a criança possui para fazer frente às fontes de autoridade, que irão desempenhar no futuro uma função importante no seu ajustamento à sociedade, além de cumprir uma função fundamental no desenvolvimento de sua sexualidade.

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=18 (fonte)


LOUVO A DEUS PELA VIDA DO MEU MARIDÃO QUE TEM SIDO UM PAIZÃO PRA RAFAELA...Dá banho, cuida dela, faz dormir, dá colinho, arruma, baba... só não troca mto a fralda pq ele tem nojinho, mas td bem... hehe... tem me ajudado e mto... uma bênção... obrigada maridão por tudo...

EU E A RAFAELA........ AMAMOS VC................ E MTO...
BEIJOS
TAISY


Tragédia em Santa Maria - RS

Tragédia em Santa Maria - RS



               Hoje, dia 27 de janeiro de 2013, é um dia triste para o Brasil, pois mais de 240 jovens morreram no incêndio de uma boate na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Na rede social, Facebook, muitas pessoas compartilhando a tragédia, escrevendo que estão de luto, pedindo oração pelas famílias, até ajuda como doação de sangue, alimentos e oferecendo serviços como medicina, enfermagem e outros. Já outras pessoas pela rede social fazem piadinhas sobre o ocorrido, que nem vale a pena mencionar aqui, alguns só faltam escrever “bem feito, agora morreram sem Cristo, porque estavam na balada”.
             Fico horrorizada com coisas desse tipo, pessoas que gastam seu tempo pensando besteiras, criando teorias, teologias, hipocrisias... enfim... realmente é de se envergonhar de muitos cristãos, ou dos que se dizem, pelo menos, mas falar coisas assim só nos leva a crer que o Evangelho não tem sido vivido com intensidade e verdade.
                As pessoas pensam só em si mesmas, não tentam se colocar no lugar do outro e, muito menos, se sensibilizam com uma dor tão terrível. Ser cristão nessa hora é demonstrar amor, sendo através da oração, como também se disponibilizando a ajudar de alguma forma, mas através de atitudes. Essas ficam, marcam a vida das pessoas também.
                Agir é necessário, por isso, quando algo abater, magoar, entristecer alguém que você conhece, ou não... aja! Faça valer a pena o Evangelho, faça valer a pena sua vida enquanto cristão, enquanto pessoa restaurada pelo Espírito Santo, que busca santidade, fortalecimento e investimento na vida das pessoas.
                Com toda essa tragédia venho refletir sobre isso: é preciso orar e agir. Pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas. Faça além do que você pode, além do que você imagina, além do que você pode acreditar, além do que você acha impossível! Faça acontecer!

Fé em Deus, Taisy

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PESSOAS SÃO MAIS IMPORTANTES


Tema: Pessoas são mais importantes
Versículo-chave:Atos - 20:24-  “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. ”



                De férias fui para Curitiba visitar minha irmã que mora lá. No domingo fomos à PIB de Curitiba e o Pr. Marcílio Filho pregou sobre como podemos deixar nossa marca na vida das pessoas. Ele falou que devemos influenciar, discipular. Contou também uma história que aconteceu com ele, e foi aí que me fez pensar. Ele ganhou um IPad, que tanto queria, e um certo dia sua filha chegou com a notícia de que tinha quebrado o aparelho. Na hora ele se lembrou do ensinamento do seu pai: AS PESSOAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE AS COISAS.
                A gente sempre sabe disso, mas na hora em que as coisas são quebradas, estragadas ou sujas o foco se torna outro. Tenho uma filha de 3 anos, e está na época da bagunça, da sujeira e tenho buscado focar nisso: que ela é muito mais importante que as coisas. O importante é minha princesa curtir seus brinquedos, as coisas... se estragar? Paciência!!
                As pessoas são mais importantes que as coisas, porque o material se estraga, se quebra... se der compra-se outro, mas as pessoas se forem machucadas é um processo árduo, longo para a cura. Se as pessoas ficarem magoadas é uma caminhada para o perdão e o perdoar...
                Foque sempre nas pessoas, não deixe que as coisas sejam o foco da sua vida, elas vêm e vão, mas as pessoas são o que fica. Os momentos marcantes, os olhares, os abraços... ficam registrados em nossa memória e coração.
                 O que importa é você deixar sua marca em cada pessoa, em cada discípulo... marque, deixe sua marca de fidelidade à Deus, aos amigos e familiares. Discipule com garra, fé e amor! 

TEXTO: Taisy Delgado

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PARECE QUE FOI ONTEM... 3 anos da Rafaela

20 de janeiro - 3 anos da RAFAELA

Parece que foi ontem que eu sonhava tanto em engravidar,
que eu tentava imaginar minha barriga crescendo, eu barrigudona...
que comia comida quente, bebia refrigerante geladinho...
Parece que foi ontem que após 1 ano e 5 meses tentando, ENGRAVIDEI...


Foi realmente inesquecível.. o dia do POSITIVO, o dia que descobri que era MENINA...
e simplesmente, demais: o dia em que essa princesa nasceu...
Veio antes da hora, mas na hora que ela estava preparada, que ela queria... (já demonstrava seu jeitinho e personalidade hehe)...
Parece que foi ontem que dei a primeira mamada, troquei a primeira fralda, dei o primeiro remedinho, chorei junto com ela, dei muitas gargalhadas...
Parece que foi ontem que ela ficava mamando e eu só babando e chorando de perceber o quanto ela era linda e perfeita...


Parece que foi ontem que ela deu a primeira engatinhada, o primeiro passo, a primeira palavra...
realmente é de me emocionar ao lembrar tudo isso...
apenas 3 anos essa preciosa irá fazer...
mas não consigo imaginar minha vida sem ela...
Hoje não tomo mais refri, não durmo todas as noites inteiras, não sei o que é me sentar e bater um papo com amigos ou ver um filme sem ela querendo meu colo ou minha atenção...


Hoje me alegro com cada descoberta, ao vê-la cantando, orando pelas pessoas, se jogando no colo delas, fazendo carinho e sorrindo...
Hoje, sou a mãe mais realizada!!!!!!!!

Parabéns minha filhota pelos seus 3 anos...
Você é minha vida!!! TE AMO INCONDICIONALMENTE...

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

GRUPO PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

GRUPO PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



Venha participar do nosso grupo do Facebook que visa compartilhar ideias, propostas e atividades de EDUCAÇÃO INFANTIL... Aproveite... use e abuse... 
Estamos organizando para melhor praticidade... portanto, poste fotos nos álbuns correspondentes, links e sugestões nos comentários respectivos.
Obrigada
Contamos com sua ajuda... e aproveite!!!