TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

domingo, 11 de outubro de 2009

24 SEMANAS DE GRAVIDEZ




24 SEMANAS DE GRAVIDEZ...

(10 out 2009)


Fonte: vários sites...


Desde a semana passada, o bebê engordou cerca de 90 gramas. A pele dele é fina e frágil, mas o corpo está tomando forma e ocupando cada vez mais espaço dentro do seu útero. Nesta fase, o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo. Outro grande marco desta etapa é a possibilidade de o bebê agora sobreviver, com muitos cuidados especiais, num hospital bem-equipado, no caso de um parto prematuro. Ele se torna, então, um bebê "viável".


Seu cérebro está se desenvolvendo mais rápido, e seus pulmões, amadurecendo. Novas células pulmonares entraram em ação e começaram a produzir o surfactante, uma substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga da mãe e, claro, ter fôlego extra para abrir o berreiro. É melhor preparar os ouvidos desde agora.


Seu bebê não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente preparando para a vida fora do útero-aprimorando seus pulmões e ganhando uns quilos. Ele vai ganhar umas 200 gramas só nesta semana.


As coisas estão começando a ficar um pouco apertado no interior do útero, conforme o bebê cresce, e vai crescendo mais e mais. Suas costelas provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ser quem vai dizer isto para você, mas vai piorar antes que fique melhor.


As orelhas do seu bebê estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno dentro de você. Ele está se acostumando com os sons do cotidiano no interior do útero: o som do seu coração batendo, seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago, porque o seu marido prometeu que iria trazer aquele duplo hamburger e até agora não chegou!


O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.O bebê tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé. Ele também pode sentir você em movimento, por isso vá em frente, coloque suas músicas favoritas e dance com seu bebê.


Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga mãe e dar chutes e socos fortes.


Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.


.......


Obrigada Senhor Jesus por me ajudar até aqui nesta gravidez que tem sido uma bênção... sem enjôos, sem dores... Deus é fiel...

quando Ele nos presenteia, supera nossas expectativas... ebaaaaaa...


TE AMO FILHOTA LINDA... VC TÁ BEM GRANDONA NÉ????

SEMANA PASSADA FIZEMOS ULTRA... ELA TÁ COM 27 cm E 462 gramas... ;)

BOa semana pra todos...

Um comentário:

Anônimo disse...

tambem estu