TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

terça-feira, 20 de outubro de 2009

25 SEMANAS DE GRAVIDEZ

25 SEMANAS DE GRAVIDEZ
(17 out 2009)
Sua Gravidez: 25ª Semana de gravidez
Nesse ponto, você deve estar inchada por todo o lado. O que começou apenas com os seios parece ter-se propagado a partir dalí, para o seu tronco e os seus membros. Isto é definitivamente contagioso.
Mas mesmo os dedos das mãos e dos pés parecendo aquelas linguicinhas gordinhas não ser a sua ideia de feminidade e delicadeza, saiba que seu marido deve estar te achando lindona.
Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...
Seu corpo
Cãibras nas pernas durante a gravidez não são daquelas cãibras sem importância, não, não são. Quando se tem cãibras nas pernas durante a gravidez, muitas vezes, você têm que sair da cama pulando e gritando usando toda a força de seus pulmões.
Cãibras nas pernas podem ser causadas por uma deficiência de cálcio, então tenha certeza de obter a quantidade suficiente de cálcio. Mesmo se você for intolerante a lactose ou têm alergia aos produtos lácteos, ainda existem formas de obter a quantia suficiente de cálcio em sua dieta que não envolvem tomar dois potes de sorvete (embora isso soa bem bom). Acredite ou não, há cálcio em amêndoas, peixe, brócolis e tofu.
Embora elas vêm de carona com a gravidez, existem maneiras de se evitar cãibras nas pernas, como compressas quentes e massagens.
Algures entre as semanas 24 e 28, você vai ter o seu teste para verificar a glicose da diabetes gestacional. Você tem que beber um líquido que parece um xarope, ou outra bebida bem açucarada, tem diversos sabores (limão, laranja, abacaxi,...), depois aguarde uma hora e, em seguida teste o seu nível de açúcar no sangue. Se você for fazer o teste em casa, coloque a bebida na geladeira para ficar agradável e geladinho. É muito mais fácil para o estômago suportar quando ele é refrigerado.
Este teste pretende detectar a diabetes gestacional, um estado clínico que surge durante a gravidez e que se caracteriza pelos níveis elevados de açúcar no sangue. Uma hiperglicemia não tratada aumenta o risco de dificuldade no parto vaginal ou de necessidade de cesariana, já que o bebê cresce demasiado, especialmente na parte superior do corpo. Aumenta também o risco de complicações no bebê, como hipoglicemia no nascimento. Um resultado positivo no teste da glicemia não significa que tenha diabetes gestacional, mas significa certamente que terá de efetuar o mais elaborado teste de tolerância à glicose (TTG) para saber ao certo.
Se tiver um resultado positivo no teste de diagnóstico da diabetes gestacional, isso significa que os hormonios da gravidez estão dificultando a produção e a utilização da insulina, elevando os níveis de glicose no sangue e provocando a hiperglicemia. A glicose suplementar no sangue atravessa a placenta, levando a que o bebê armazene gordura adicional – e causando problemas que incluem lesões nos ombros durante o parto e hipoglicemia no nascimento. Esta doença pode ser controlada através da alimentação e, na maioria das mulheres, os níveis de glicose regressam ao normal após o parto. Mas mesmo que os níveis de glicose desçam após o nascimento do bebê, é sensato manter o regime alimentar, dado que as mulheres com diabetes gestacional podem com muita probabilidade desenvolver a diabetes mais tarde. Se controlar a sua alimentação, pode conseguir adiar ou evitar de todo a doença. "A gravidez é uma excelente oportunidade para saber se está geneticamente programada para a diabetes", considera o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital em Palo Alto, na Califórnia.
Você poderá começar a notar o aparecimento de estrias daqui para a frente. Elas aparecen principalmente no abdômem, quadris e seios. Previní-las é praticamente impossível mas você pode amenizar o seu aparecimento usando um sutiã bem firme para os seios e hidratando a pele várias vezes ao dia. Com o estiramento da pele da barriga e do peito, é possível que sinta algum incómodo de vez em quando. Se tiver a pele seca, pode ajudar a mantê-la sempre bem hidratada. Pode também sentir que os olhos estão mais sensíveis à luz, para além de ásperos e secos. É um sintoma perfeitamente normal da gravidez, conhecido como “olho seco”. Para aliviar o desconforto, use uma solução de lágrimas artificiais para humedecer os olhos.
Seu bebê

Prepare-se para brincar de Le-do-le-ta! As mãos do bebê já estão plenamente desenvolvidas, e ele passa a maior parte do seu tempo acordado tateando em volta na escuridão de seu útero. O cérebro e as terminações nervosas estão desenvolvidos o suficiente para que o seu bebê possa sentir a sensação de toque. Isso não significa que ele pode sentir quando seu pai fica cutucando o seu estômago, no entanto, para dizer para ele para com isso. Outros destaques incluem:
Os braços e pernas do bebê tem crescido a quase as proporções que serão no nascimento, que ainda é bem curtinho. Portanto, não fique alarmada quando os bracinhos do recém-nascido mal chegar na altura da cintura. As narinas do bebê, que estavam fechadas até agora, foram liberadas (é como se ele tivesse tomado uma superdose de descongestionador nasal) e ele pode praticar respirar pelo nariz. A estrutura da coluna vertebral do seu bebê agora é composta de 150 juntas, 33 anéis e cerca de 1000 ligamentos. Dá pra acreditar que você está criando algo tão complicado dentro de você?
Os capilares, o menor dos vasos sanguíneos, agora estão se formando o corpo do bebê, dando áquela pele translúcida um brilho rosado. Os vasos sanguíneos nos pulmões também se desenvolvem nesta semana. Você vai ver e ouvir como a criação de Deus é perfeita quando, em alguns meses, seu bebê começar a treinar aqueles pulmões bem na fila do banco ou do mercado. :^)
Seu bebê Tem cerca de 33 centímetros de comprimento. Aproximadamente o tamanho de uma regua escolar. Humm... isso lembra a hora da merenda. :^)
O peso – aproximadamente 700 gramas – não parece muito, mas o bebé está a começar a trocar o seu corpo comprido e magrinho por um visual mais arredondado. À medida que vai ganhando peso, a pele enrugada começa a ficar mais macia, fazendo com que comece a ter uma aparência mais próxima de um recém-nascido. Já será provavelmente possível reconhecer a cor e a textura do cabelo, embora ambas possam mudar quando nascer.
Os bebês que nascem com cabelo ruivo podem mais tarde ser loiros, os recém-nascidos de cabelo escuro podem crescer e ter uma cabeleira clara e os louros transformam-se muitas vezes em morenos. No caso dos bebés africanos, a grande surpresa é geralmente a textura. Se o seu bebê nascer com caracóis grandes e macios, é possível que fiquem mais densos e um pouco mais ásperos nos primeiros seis meses de vida.
Faz bem comer...
Brócolos está cheio de folato e contém cálcio. A nutricionista Patrícia Davidson recomenda de três a cinco xícaras de chá por semana. E é bom não abusar. Por conter muito enxofre, o brócolis pode causar desconforto intestinal e aumento da produção de gases. Esse último efeito talvez pode não te importa já que você já deve estar soltando uns ... ops...
Outras fontes de calcio são:Agrião, Alface, Aveia, Salsa, Salsão, Beterraba, Batata doce, Cebola, Couve, Espinafre, Laranja e Milho.
O Bebê: Seu comprimento nessa semana pode estar por volta de 30cm e pesar 700g.As mãos já abrem e fecham. O corpo cresce mais que a cabeça: tronco e membros tornam-se proporcionais. Ainda tem pouca gordura. O bebê já percebe a luz. As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. Com a audição bem desenvolvida, consegue perceber os batimentos cardíacos de sua mãe, a respiração, os ruídos da digestão. Dependendo da intensidade, ouve a música ambiente e até os sons que chegam da rua. E estremece, salta dentro da barriga, diante de algum barulho súbito. Sua pele continua finíssima e os olhos apresentam coloração azulada. Só ganharão uma tonalidade mais definida, algumas semanas depois do nascimento, quando a pigmentação se desenvolverá totalmente. A Mamãe: Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais) Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo) Cólicas abdominais (com ou sem diarréia) Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório) Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.

Nenhum comentário: