TAISY + ALESSANDRO = RAFAELA

Guia Infantil

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DÚVIDAS DE GESTANTES

::;Dúvidas Gravidez:::

Posso usar laxante?Melhor evitar. Os laxantes que provocam contração intestinal podem, também, provocar contração uterina. Prefira substâncias que aumentam o bolo fecal, sem causar contrações, como ameixa e tamarindo.

Posso usar adoçante?Sim, desde que sejam respeitadas as doses máximas diárias. Entretanto, stévia pura ou com xilintol, é uma solução mais natural.

Posso tomar refrigerante diet?Os refrigerantes retiram diversos minerais do organismo, como cálcio, magnésio e selênio e o adoçante interfere com vitaminas e outros nutrientes. O uso eventual (uma ou duas vezes por semana) é uma opção mais segura.

Por que meus cabelos estão caindo?Podem ser várias as causas: falha na alimentação (excesso de carboidrato, gordura, açúcares, farinhas); carência de vegetais, (principalmente crus); carência hormonal ou problemas na tireóide.

Tomo pouquíssima água. É prejudicial?Sim, os rins sofrerão uma grande sobrecarga. Como conseqüência, você pode ter infecções e até cálculos renais. São recomendados, no mínimo, seis copos por dia.

Tenho muitos gases. Como resolver esse problema?Evite ficar sentada durante muitas horas, pois isso acarreta a formação de gases. Diminua o açúcar, doces, massas, pão, bebidas gasosas e derivados do leite, principalmente à noite.

Como evitar o aparecimento de estrias?Evite engordar muito. Dez a doze quilos, no máximo. Não fume e use óleos a base de uréia, aloe vera e amêndoas, nos seios, quadris e abdômen.

Dores nas costas no final da gravidez. É normal?Afaste a possibilidade de infecção urinária e/ou renal. Certifique-se ainda de que não se trata de ameaça de parto prematuro. Eliminadas estas possibilidades, veja se não está adotando uma postura errada, forçando a musculatura dorsal. De qualquer forma, consulte seu médico.

Estou na 40ª semana e quero ter parto normal. Quantos dias posso esperar?Depende do funcionamento da placenta. Se estiver tudo bem, pode esperar um, dois ou mais dias. Um dos exames possíveis para se avaliar o funcionamento placentário é a cardiotocografia basal.

Não tenho vontade de ter relações sexuais. É normal?Sim, é muito comum e pode perdurar por alguns meses após o parto. A tendência é que tudo volte, com o tempo, ao normal.

Posso fazer exame de toque no terceiro mês de gravidez?Sim, desde que seja feito com cuidado.

Posso trabalhar em pé durante muitas horas?Depende da evolução da sua gravidez. Quanto maior o esforço físico, maior a possibilidade de contração uterina, que pode provocar aborto ou parto prematuro.

No parto normal, o que acontece se o bebê estiver com cordão umbilical enrolado no pescoço?Só terá problemas se, à medida que o bebê descer pela bacia, o cordão começar a apertar. Normalmente, no início desse processo, o obstetra - pela variação dos batimentos cardíacos – indica a cesariana.

Não suporto leite. Como substituir este alimento tão rico em cálcio?Tente o leite de soja e consuma bastante agrião, couve, rúcula, espinafre e caroço de abóbora torrado, que é, também, rico em ferro.

É normal ter secreção vaginal?Se for esbranquiçada, sem cheiro ou prurido (coceira) é normal. Caso tenha outras características pode ser uma infecção e precisa ser tratada.

Estou grávida e menstruo. Isso é possível?O sangramento, possível numa gravidez, não é menstruação. As características são diferentes: dura menos dias, o fluxo é menor e o sangue é mais escuro.

Posso ter parto normal depois de uma cesariana?Sim, principalmente se a indicação da cesariana não foi por falta de dilatação do colo do útero. Na tentativa de parto normal, é preciso muito cuidado para que o útero – fragilizado pela cicatriz da cesariana – não se rompa.

Como evitar a azia?Tente comer várias vezes, em pequenas quantidades. Evite cafeína (café e mate), chocolate, frituras, frutas cítricas, condimentos fortes e água gasosa ou refrigerante.

Miomas podem crescer durante a gravidez?Sim, podem e por isso devem ser monitorados pela ultra-sonografia. Miomas não prejudicam diretamente o bebê, mas sua presença pode trazer um risco maior de sangramento, parto prematuro, deslocamento da placenta e ruptura da bolsa.

Câimbras e pés inchados. O que fazer?Tome bastante água de coco, rica em cálcio e potássio. Para melhorar o inchaço dos pés, diminua o sal da comida e, sempre que puder, ponhas os pés para cima.

Fumar prejudica o desenvolvimento do feto?Sim. O cigarro prejudica o crescimento do feto, gerando crianças pequenas e mais frágeis, tanto do ponto de vista físico, como intelectual.

Tive um aborto espontâneo. Pode acontecer outra vez?Na primeira gravidez o risco é de 10% a 12%; na segunda, a possibilidade aumenta, para, aproximadamente 20%.

Tive algum sangramento no início da gravidez. Isso afeta o bebê?Sangramentos, no primeiro trimestre, acontecem, aproximadamente em 20% das gestações. Alguns terminam em aborto, outros não têm maiores conseqüências e o feto não é afetado.

Herpes prejudica o desenvolvimento do bebê?Durante a gestação, não, mas na hora do parto, se a infecção tiver presente, o médico faz uma cesariana para evitar o contágio do feto.

Tomar ácido fólico é importante? Quais os alimentos que contém esta vitamina?É importante não só durante a gestação, mas, também, antes dela. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.

Quanto tempo depois da cesariana, posso voltar a ter relações sexuais e fazer exercícios físicos?De forma completa, cerca de 60 dias após o parto.

Tenho candidíase e o médico receitou uma pomada. Meu bebê será prejudicado?Não. A infecção pela cândida albicans, é muito comum na gestação. O tratamento vaginal para esta e outras infecções não atinge o feto.

Antes de engravidar, praticava natação. Posso continuar? Até quando?Para quem já tem condicionamento para a natação e a gravidez está transcorrendo sem problemas, não há contra-indicação. Após o sétimo mês, evite apenas ficar imersa na água por mais de 30 minutos porque o tampão mucoso, que protege a bolsa d’água de infecção, começa a se se desmanchar, o que pode acarretar ruptura prematura da bolsa.

Tive pré-eclâmpsia no primeiro parto. Pode acontecer novamente?A pré-eclâmpsia é muito mais freqüente na primeira gestação. Com um pré-natal bem controlado, a possibilidade que venha a se repetir é muito pequena.

Não sabia que estava grávida e tomei vacina contra rubéola. Há risco para o feto?O risco é mínimo, até porque o vírus está pouco atuante.

Posso pintar meu cabelo, fazer luzes, permanente ou relaxamento?Como rotina é desaconselhável, principalmente no primeiro trimestre, já que qualquer tintura ou descolorante é produto químico e pode acarretar danos para o feto. Se usar, prefira produtos que não contenham amônia.

Sou obrigada a tomar vacina antitetânica?Não é obrigada, mas é recomendável que se tome três doses: no final do sexto, sétimo e oitavo mês.

Com quantas semanas vou sentir meu bebê se mexer?Sua sensibilidade aos movimentos do bebê, começa a partir de 18/19 semanas (final do quarto, início do quinto mês).

Até quantos meses posso viajar de avião?A partir do oitavo mês, os vôos só são permitidos com autorização médica.

Passando roupa, levei um pequeno choque. Prejudiquei meu bebê?Não, pequenos choques não interferem na gestação.

Estou resfriada. Posso tomar remédios?Só com prescrição médica. Repouse, tome Vitamina C ou mel com própolis, muita água, sucos de laranja, limão e aguarde o final do resfriado.

Minha barriga está muito pequena. Algum problema?Não, desde que o feto esteja se desenvolvendo bem e o tamanho seja compatível com o tempo de gestação, o que pode ser verificado através das ultra-sonografias.

Preciso fazer tratamento dentário. Alguma contra-indicação?Com o anestésico apropriado não há riscos. É importante que o dentista conheça os efeitos das substâncias anestésicas e as alterações que ocorrem na gravidez, como o aumento da pressão arterial.

Tenho cólicas leves. É normal?Sim, mas cuidado com qualquer sangramento. Se acontecer, o médico deve ser avisado imediatamente.

Tenho RH negativo. Que cuidados são necessários?Fazer com uma certa regularidade, um exame de sangue (Coombs Indireto) para avaliar se você está produzindo anticorpos contra o fator positivo. Ao nascer, seu bebê será avaliado e se for RH positivo, você tomará uma vacina de imunoglobina contra possíveis hemáceas do bebê em seu sangue.

Tenho um gato e um cachorro. Devo me desfazer deles?Gatos e cachorros podem transmitir toxoplasmose. Como não existe vacina, é importante que você faça os exames IGG (detecta a imunidade ao parasita) e IGM (marca a infecção aguda pelo parasita), mas não precisa se desfazer deles, se estiverem vacinados. Evite, também, manusear a terra sem luvas e cuidado com a ingestão de carne mal-passada, também transmissora da doença.

Enjoei de feijão. Como substituí-lo para não ter carência de ferro?O ferro é, também, encontrado na carne vermelha, nos cereais e nos produtos industrializados fortificados com ferro, como biscoitos e leite. Para ajudar na absorção desta substância, deve-se consumir proteína (carne) e vitamina C (laranja, limão, morango, maçã, etc.) nas refeições. A associação de frutas frescas às refeições ajuda a evitar anemia.

Quantos quilos se deve engordar até o final da gestação?A média é de 1 kg a 1,5 kg por mês, sendo que o ideal é chegar ao final da gestação com, no máximo, 12 kg.

Estou gordinha. Corro algum risco?Quilos a mais favorecem o surgimento de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

O que posso fazer para diminuir os enjôos?Tente beber muito líquido e ingerir mais carboidrato (pão, biscoito, torrada, macarrão, etc). Chupar gelo e bala de hortelã, além de chá de gengibre podem ajudar.

Posso fazer raios-X do dente?Sim, mas peça ao dentista para usar o avental protetor, que é revestido de chumbo.

Até quando posso dirigir?Enquanto você conseguir sentar na direção. No último trimestre da gravidez não é aconselhável que dirija sozinha à noite.

Posso ter relações sexuais?Sexo não faz mal à grávida e nem ao bebê, mas se você tem uma história de abortos anteriores, converse com seu médico. É contra-indicado quando houver perda de sangue, de líquido amniótico, cólicas muito fortes ou dores vaginais.

É bom fazer exercícios físicos? Quais os mais indicados?Quem faz exercícios fica mais preparada para o parto, sofre menos com inchaço e dores lombares e recupera, mais rápido, a boa forma. Com a permissão de seu médico comece com caminhadas e alongamento no primeiro trimestre e natação e hidroginástica nos meses seguintes.

Quando o médico indica a cesariana? Geralmente, a cesariana é necessária quando a mulher sofre de hipertensão, diabetes, eclampsia e é portadora de algumas infecções sexualmente transmissíveis. É recomendada também para casos de sofrimento fetal e deslocamento prematuro da placenta.


http://www.gestantesonline.com.br/duvidasgravidez.php

Nenhum comentário: